sábado, 16 de outubro de 2010

Semana da Educação Inclusiva - Buscando Meu Lugar no Mundo

Por Rosimary Marinho

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar com relação à Inclusão das pessoas com deficiência, a EMEIF Raimundo Soares promoveu, juntamente ao corpo docente da escola, não só o dia D, mas uma semana dedicada à inclusão.



No inicio, reuniram-se o grupo gestor, o conselho escolar e as professoras do Laboratório de Informática Educativa - LIE, biblioteca e Sala de Atendimento Educacional Especializado – AEE para discutir os pontos essenciais da semana.


Em seguida reunimos todos os professores e cada um se responsabilizou em desenvolver um tema com os alunos, partindo do interesse de cada turma.

As preparações para a Semana da Inclusão mudou o clima da escola. Todos os segmentos envolvidos participaram iniciando pela decoração com a descoberta de talentos (pintura da logomarca feita pela professora Rose (LIE) no pátio, ensaio da banda da escola com os diretores, professores, funcionários e alunos, acolhida com ensaio da música “Você é especial” - Aline Barros, que contagiou a escola desde a educação infantil até o ensino fundamental.













Para a realização das dramatizações contamos também com o envolvimento da coordenação do Programa Mais Educação, biblioteca, e a sala do AEE teve a oportunidade de divulgar seu trabalho, recebendo as turmas com exposição e palestras.

O que direcionou os trabalhos foi o enfoque dado à semana com a divulgação das diversas possibilidades de superação vivenciadas pelas pessoas com deficiência, desmistificando a concepção de que o deficiente é incapaz.


Entre as atrações tivemos como convidado o surfista Francisco da Silva Atanásio, o “Bichinho”, que nos prestigiou com o depoimento da sua história de superação e apresentou, através de vídeos, as atividades que desenvolve atualmente (articulação do professor George).

Keila Chaves comandou uma conversa informal com as crianças sobre o tema inclusão, abordando sobre os direitos das pessoas com deficiência (articulação Profª; Marta).

A Seleção Cearense de Basquete que deu um show de determinação, alegria e união que contagiou toda a escola (Articulação Prof. George).


















Técnicas da Regional IV também vieram prestigiar o evento.

Programação:

Música: O ABC da Xuxa: Durante o acolhimento com o alfabeto em Libras e a língua dos Sinais com a participação de todos envolvidos no projeto.

Apresentação de um vídeo sobre o Louis Braile pelo 5º ano (apoio de LIE e dos professores: Sara Rosita, Célia e Júnior)

Apresentação da peça O Mundo é de Todas as Cores pelos alunos das turmas de 1º e 2º ano ( professoras Lilieudes, Helgenar, Admeire e Elaine)

Coral da Música Esquadros de Adriana Calcanhoto – 4º ano com o apoio das Professoras Fátima Lúcia e Érica.

Exposição do Acervo da Sala de AEE para todos os alunos com oficina de Braile.

Dramatização sobre a cegueira – Alunos do 4º A - Professora Solange.

Coreografia da música Somos Todos Iguais, de Cristina Mel, 1º Ano;

Coreografia da música Eu Preciso de Você, através da línguas de Sinais.- 2º A e B – Tarde -Professoras: Sulamita e Josinéa

Leitura compartilhada “Meu amigo Down” e trabalho com poesia e exposição – 2º A, B e C – Professoras: Admeire, Elaine, Priscila.

Jardim I e II: História A Zebrinha Preocupada - dramatização, música Você é Especial – coreografia – Professoras:.Valdênia, Edilene e Claudete..

Livro Diversidade e exposição de cartazes – 3º A e B - Professoras: Célia Barreto, Erinilde e Lucilene.

Apresentação da música “Você é especial” com os alunos do Mais Educação.













A escola está de parabéns pelo envolvimento de todos no projeto.

Que a semente plantada nesta semana não seja esquecida e que todos continuem colaborando para que a inclusão aconteça de fato.