sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Desfile Cívico 2012

Por Glaubia Pires Assunção - Diretora


A EMEIF Raimundo Soares de Sousa realizou no dia 1° de setembro seu tradicional desfile cívico estudantil em parceria com a Escola Estadual Hermenegildo Firmeza.

















O desfile contou com a participação de toda comunidade local, em que pais, professores, alunos e gestores deram uma verdadeira lição de cidadania ao desenvolverem o tema: Valores na Educação. O projeto vem sendo assumido por todos que fazem a escola, no decorrer de todo o ano letivo de 2011 e 2012.

















A escola está de parabéns por esta verdadeira lição de cidadania que foi repassada aos moradores da Vila Peri, enfatizando-se os valores na família, na escola, na política e em relação ao meio ambiente.
















Também, em destaque no evento, a homenagem prestada aos professores de educação física, bem como a todos os educadores, relembrando a frase do nosso saudoso Paulo Freire: “Na sala de aula é que se faz o cidadão.”.

















Parabéns, professores, funcionários, pais por este momento cívico vivenciado por todos. Assim é que se faz uma gestão compartilhada.

Encontro com a leitura

Por Francisca Maria Luz Coelho - Biblioteca

A magia e o encantamento chegaram à escola. O projeto “Catadores de Histórias: Contadores de sonhos”, promovido pela parceria entre a SME, HOKMA, Coelce, com o apoio da Secretaria de Cultura – Secult, aportou aqui, trazendo o sonho e a fantasia através dos livros com suas histórias e seus personagens curiosos.
No dia 22 de maio a peça “Tuka no Mundo da Leitura” foi apresentada às crianças. O pátio da escola, costumeiramente barulhento, estava em silêncio e totalmente envolto no clima de encantamento que o mundo das fadas, princesas e bruxas proporciona. A criançada ficou hipnotizada e a mercê da história.



















O projeto teve continuidade, com a participação dos alunos que vivenciaram a rica experiência de se tornarem, ao mesmo tempo, leitores e contadores de histórias.













Outro momento inesquecível foi a brilhante apresentação das professoras envolvidas, narrando histórias e interpretando personagens do universo dos contos infantis, transportando, assim, toda a escola para o mundo da imaginação.
















Na apresentação, as professoras concorreram ao título de melhor contadora de história da escola, conquistado pela professora Lucilene Alencar, que posteriormente, apresentou-se com outros contadores de diversas escolas da rede municipal de ensino no palco do auditório Dep. João Frederico Ferreira Gomes na Assembleia Legislativa. A plateia formada por alunos, professores, gestores e outros profissionais das escolas presentes “embarcaram” numa viagem fantástica rumo à fantasia, ao reencontrar os famosos personagens que povoam o imaginário de inúmeras pessoas no nosso país e mundo afora.















Além de termos sido agraciados por esta aventura fabulosa, a partir de agora contamos com mais um aliado na missão de incentivar a leitura e permitir que todos tenham acesso à literatura: o baú de livros doado à escola pelo grupo organizador do projeto. Agora, galera, é só passar na biblioteca, pegar um livro e dar asas à imaginação.