terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia do Folclore

A comemoração do Dia do Folclore na RSS, no 27 de agosto, não deixou por menos. Foi um dia todo de festa com muitas atrações e muita alegria, é claro. Alunos, professores e gestores não mediram esforços para que tudo estivesse impecável.
Começamos a programação com uma poesia regional apresentada pela professora Helgenar. Na sequência, tivemos a belíssima dramatização da cantiga de roda “Não atire o pau no gato” com as crianças do ensino infantil.















A apresentação do 1º ano foi uma verdadeira aula. A turma questionava:"Você sabe o que é Folclore?" Se algúem ainda tinha alguma dúvida sobre o assunto, com certeza, aprendeu rapidinho.

















As alunas do 2º ano mostraram a coreografia do “Ratinho Bonitinho” de forma brilhante.













Entre uma atração e outra, os apresentadores, a diretora Glaubia Pires, pela manhã, e o professor Júnior, à tarde, promoveram uma interação bem divertida com a platéia, convidando os alunos a fazerem adivinhações, citarem adágios populares, participarem do desafio de trava- línguas, etc.

Outro ponto alto deste evento foi o número de capoeira com um grupo de alunos do 4º ano B do turno da manhã. Os meninos mostraram que têm talento de sobra na prática desse esporte. Um espetáculo de encher os olhos.



















As turmas do 5º e 3º ano também impressionaram com as coreografias das músicas “Penerô Xerém” e “Cintura Fina”,respectivamente, ambas do “Rei do Baião”, que contagiaram a platéia. Mesmo de olho “grudado” nas apresentações, para não perder nenhum passo, ninguém ficou parado.
















E não foi só isso: os meninos do 5º ano improvisaram uma barraca e venderam comidas típicas como: baião de dois, paçoca, bolo, etc., além de expor exemplares de literatura de cordel.

















O 4º ano mostrou o que é criatividade ao apresentar o “Festival de Gêneros Textuais” com direito a muita música e poesia. Um verdadeiro espetáculo.













Quando todo mundo pensava que a festa tinha acabado, no turno da manhã, uma surpresa: o professor Humberto, de educação física, puxou um "trenzinho" ao som das músicas de Luiz Gonzaga, atraindo e agitando a garotada prolongando a festa por mais alguns minutos.