quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Por Rosimary Marinho (Rosi)- AEE

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de sensibilização da comunidade escolar com relação ao tema “inclusão”, a EMEIF Raimundo Soares de Sousa desenvolveu um projeto com o tema MESMO DIFERENTE, SOMOS TODOS IGUAIS.
Parte-se do pressuposto de que “A inclusão só é possível onde houver respeito diferença”. Nesse sentido nossas atividades foram voltadas para a reflexão sobre o tema envolvendo toda a comunidade escolar.
Para a realização, com êxito, do nosso projeto contamos com a parceria do laboratório de Informática educativa e biblioteca desde as reuniões de planejamento do evento até o momento de sua execução. Realizamos um trabalho coletivo, em que todas as turmas passavam por esses espaços pedagógicos, assistindo a vídeos, debatendo os temas e produzindo registros (desenhos, frases, impressão digital) para expor no pátio da escola.


















Os vídeos utilizados foram “Dumbo” (Educação Infantil até o 3º ano) e “O Líder de Classe”- Trailer (4º e 5º ano).
No dia 20, houve a abertura oficial com a participação da Diretora Glaubia e o vice-diretor Clóvis, a apresentação de uma poesia por uma aluna do 1º ano A da Profª. Helgenar e, em seguida, assistimos ao vídeo “O Som do Silêncio” no pátio da escola com todos os alunos, professores e funcionários, através do qual fizemos uma reflexão com relação às pessoas com surdez.
No dia 21 foi um dia de muita emoção, pois tivemos privilégio de receber em nossa escola uma deficiente visual, que deu seu depoimento e os alunos interagiram com a mesma, tirando suas dúvidas referentes à temática em questão.
Concluímos nossas atividades com a apresentação de uma peça adaptada pela professora Lilieudes – 2º B, com a participação de alguns professores “Uma Joaninha Diferente” que trazia mais uma vez a temática da aceitação das diferenças.















Encerramos a semana com a certeza de que a inclusão está apenas começando, e acreditando que o olhar das pessoas para os alunos com deficiência será de possibilidades e não de incapacidade.
É importante lembrar que para a elaboração desse projeto, tivemos alguns encontros para planejar as ações, envolvendo a gestão, coordenação, orientação, LIE e Biblioteca. O sucesso do Projeto aconteceu pela motivação e disposição de todos os envolvidos.





















Programação:
Dia 18/09: Conversa informal sobre DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
Apresentação da música que seria ensaiada com os alunos diariamente.
Música: Somos Todos Iguais - responsável: Solange

Atividades realizadas no LIE e Biblioteca:
Responsável: Rose (LIE), Rosi (AEE), Francisca (Biblioteca)

Dia 20: Abertura
Glaubia e Clóvis
Conversa sobre a Inclusão: Rosi
Poesia: 1ª Série Professora: Helgenar
Vídeo: O Som do Silêncio: Rose, Rosi e Francisca


Dia 21: Apresentação: Solange
Música: Somos todos iguais

Depoimento de uma Deficiente visual: Wingrind
Peça: “Uma Joaninha Diferente”.
Direção e adaptação: Lilieudes
Narradora: Rosália
Elenco: Admeire, Célia, Rosi (Joaninhas)
Lilieudes: Joaninha sem bolinha
Besouro: Júnior
Pássaro: Raquel
Flores: Alunos da escola.
Ornamentação da escola: Zuila, Rosália, Rosi, Lilieudes.
Apoio na organização das apresentações: Francine, Ednaldo, professores e funcionários.