domingo, 2 de outubro de 2011

Desfile - 7 de Setembro

Por: Marta Dantas - Vive-diretora

O desfile da RSS em comemoração à Independência aconteceu no dia 03 de setembro e contou com a parceria da banda de música da EEFM da Hermegildo Firmeza.

Apresentamos o tema: Escola, Espaço de Cidadania, por acreditarmos que, na nossa prática diária, a idéia de cidadania deverá ser reforçada no sentido de tornar os nossos educandos mais aptos ao enfrentamento dos desafios da humanidade.














Como subtemas tivemos: Cidadania e Paz para sensibilizar a comunidade escolar diante da necessidade do cultivo da cultura de paz, incentivando a convivência harmoniosa de todos na escola e instituir a Bandeira da Paz; Cidadania e o Trânsito, por acreditarmos que sendo o homem um ser social, vive em grupos, modifica-se e adapta-se de acordo com suas necessidades e, esse processo social se reflete em todos os contextos de convivência humana, inclusive nas vias públicas, no trânsito, o que justifica a importância de trabalharmos a cidadania buscando a convivência harmônica entre os indivíduos, através da organização de direitos e deveres individuais e do grupo; Cidadania e Respeito à Natureza, uma reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolvendo uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental; Cidadania e as Crianças, abordando a postura de dizer “não” ao trabalho infantil, pois entendemos esta prática gera lucro para quem explora e pobreza para quem é explorado. Cidadania é trabalhar a justiça social. Assim compreendida não pode estar vinculada ao desequilíbrio social, gerando lesões a capacidade intelectual das nossas crianças, mas ao direito ao lazer, enfim ao direito da criança.













Foi bastante gratificante, para nós que fazemos a escola, vermos a aglomeração de pessoas da comunidade da Vila Pery aguardar nas calçadas a passagem da escola.

Aqui os nossos agradecimentos ao Núcleo Gestor da EEFM Hermegildo Firmeza e todos os componentes da banda de música, a todos os pais e familiares, professores e funcionários que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o brilhantismo do evento.