quarta-feira, 2 de novembro de 2011

RSS em Ação

Por: Rosimary Marinho - AEE

O Dia D da Inclusão foi realizado na nossa escola em 23/09/11, contamos com a Participação do grupo gestor, alunos, professores e funcionários.
No início houve a abertura com a fala da vice-diretora, Marta Dantas, enfatizando a importância desse momento para a escola. Em seguida cantamos o Hino Nacional e o Hino da escola.
Em parceria com o laboratório de informática, apresentamos uma série de curtas-metragens, intercalada com comentários e interação com os participantes, enfocando a questão da inclusão, levando os alunos a refletirem sobre o que é inclusão e como poderemos nos tornar uma escola verdadeiramente inclusiva.
Houve um momento de muita emoção quando assistimos a um vídeo em que uma pessoa com deficiência física, um jovem sem braços, tocava guitarra com os pés. Nesse momento sentimos como as pessoas com deficiência têm capacidades de ampliar suas habilidades e que só precisam de oportunidades.
Outro ponto importante do nosso encontro foi o resgate, através de vídeo, de tudo que realizamos com relação ao processo de inclusão em nossa escola no ano passado, e como é importante a colaboração de cada para que a inclusão aconteça. Neste momento fizemos um apelo a toda comunidade escolar a entrar nessa luta, para que a escola seja realmente para todos.





















Com a colaboração dos professores e alunos do segundo ano, cantamos todos juntos à música “Você é Especial”. Um dos pontos enfatizados foi à questão do respeito às diferenças, lembrando sempre que as pessoas com deficiência necessitam serem respeitadas em suas singularidades e não podemos mais continuar com o preconceito, julgando-as como incapaz.
Concluímos com a fala da Diretora Gláubia Pires enfocando a importância desse momento de reflexão para que possamos caminhar na luta por uma escola que seja realmente para todos.



















Vídeos apresentados:
1. Carlinhos: aborda o preconceito em relação às pessoas com Síndrome de Down.
2. Vídeo do Guitarrista: “Amazing Guitar Player”, uma verdadeira lição de vida para todos nós.
3. Vídeo Mauricio de Sousa e a Inclusão: Interagindo com o público e a turma da Mônica. O Cartunista explica o que é a inclusão intercalando com imagens reais de grupos de pessoas com deficiência física, dando um show de possibilidades.
4. Produção do LIE: Um show de imagens retratando o Projeto realizado no ano de 2010 por todos que fazem a escola RSS.
5. Apresentação do Coral do segundo ano com a participação da professora Lilieudes.
Agradecimentos a todos que fazem a escola, principalmente a Rose, professora do LIE, que nos possibilitou organizar esse momento.