No dia 18 de janeiro as nossas turmas do 5º ano, manhã e tarde, vivenciaram a rica experiência de conhecer a referida escola. As estratégias utilizadas pelos monitores não deixaram que as crianças ficassem, nenhum segundo sequer, desatentas diante da exploração do assunto. Todas entraram em ação realizando tarefas divertidas e carregadas de muita informação, sem ter a mínima oportunidade para pensar ou se distrair com qualquer outra coisa.
Inicialmente os alunos foram convidados a assistir uma palestra intercalada com apresentação de vídeos e slides. Na sequência, a meninada visitou uma engenhosa e criativa maquete toda elaborada a partir de encaixe de peças de Lego, na qual destacam-se os principais pontos turísticos de Fortaleza.




Todos estavam ansiosos diante da expectativa de entrar nos mini carros e experimentar a sensação desafiadora de dirigir numa pista simulando, com fidelidade, o traçado e as sinalizações reais de ruas e avenidas. Quem estava acima da altura estabelecida para entrar nos carrinhos não ficou desapontado, afinal de contas pode se divertir à vontade e aprender através de comandos dos interessantes carros de controle remoto que foram “guiados” ao longo da maquete, seguindo, é claro, as orientações das regras de trânsito.



Outro ponto alto da visita foi a construção coletiva de uma cidade. A turma foi dividida em grupos encarregados de montar uma parte, personalizando-a de acordo com os elementos disponíveis, sem deixar de contemplar a acessibilidade, a mobilidade de motoristas e pedestres, cuidados com o meio ambiente, etc. No final, as partes se juntaram e a cidade ganhou uma dimensão admirável. Cada grupo indicou um representante para explicar os aspectos observados na elaboração. É claro que a timidez quis dar o ar de sua graça, mas os indicados a deixaram de lado e, surpreendentemente, deram conta do recado.





Acreditamos que os nossos alunos, ao terem a oportunidade de desenvolver essas atividades poderão tomá-las como referência em contextos reais, sejam enquanto pedestres ou motoristas, no futuro, enfim, desenvolvendo noções de cidadania, ao refletir sobre a importância de respeitar o outro, disseminando uma cultura de convivência harmoniosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário